Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MEO Cloud

MEO Cloud - 16GB grátis, para todos, sem exceções, sem asteriscos.

MEO Cloud

MEO Cloud - 16GB grátis, para todos, sem exceções, sem asteriscos.

Seg | 02.12.13

Adeus versões antigas das apps de desktop

Jonasnuts

 

 

 

 

 

 

Tal como tivemos oportunidade de anunciar em Setembro, vamos começar a descontinuar versões muito antigas das nossas apps de desktop.

 

Na altura, chamámos a atenção para a necessidade de actualização das apps. Não só as novas versões das apps dispõem de mais funcionalidades, e vêem alguns bugs corrigidos como, pretendíamos descontinuar as versões mais antiguinhas.

 

E eis que chega o dia. Vamos, a partir de hoje, deixar de suportar todas as versões das apps de desktop, anteriores à versão 0.0.69.

 

Clarificando. Para qualquer um dos sistemas operativos, Windows, OS e Linux, todas as apps anteriores à 0.0.69 deixarão de funcionar. A versão 0.0.69, para já, continuará a ser suportada.

 

Recomendamos vivamente que todos os que ainda não têm a última versão da app a actualizem. Não custa nada, é rápido, grátis, e indolor.

 

Quem quiser, basta seguir este link.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    João

    05.12.13

    Olá Sérgio,

    O componente que está a 32 bit é o motor de sincronização (meocloudd). A razão pela qual está a 32 bit é apenas por uma questão de performance.

    Uma aplicação a 64 bit pode utilizar até mais de 50% da memória que a mesma aplicação compilada para 32 bit. Deste modo, a MEO Cloud deixa mais recursos disponíveis para as outras aplicações na sua máquina. Além disto, o componente de sincronização não precisa endereçar grandes quantidades de memória nem tem um perfil onde os registos do processador adicionais (caso tivesse sido compilada para 64 bit) trariam grandes vantagens.

    Esperemos tê-lo esclarecido.

    Cumprimentos,
    João
  • Sem imagem de perfil

    Sérgio M

    09.12.13

    Olá João,

    Antes de mais, obrigado pela resposta.

    Compreendo o argumento de uma aplicação 64bits usar mais recursos do que uma de 32bits, mas se esta causar que no sistema sejam carregadas todas as frameworks 32bits num sistema onde todas as restante utilizam as frameworks 64bits, pode ser mais prejudicial do que benéfico. Não sou eu que o digo, é a Apple:

    "Memory Requirements

    A 64-bit app can consume significantly more memory than a 32-bit app. For this reason, it is tempting to continue to ship 32-bit apps. However, this is usually not the right thing to do.

    In OS X v10.6 and later, most built-in apps are 64-bit. The first time you run a 32-bit application, all of the 32-bit framework slices must be loaded into memory. This means that loading older, 32-bit-only applications causes significant memory pressure, particularly on computers with limited RAM. This often outweighs the additional memory impact caused by larger data structures."

    https://developer.apple.com/library/mac/documentation/Darwin/Conceptual/64bitPorting/indications/indications.html

    Sendo que hoje em dia a grande generalidade das aplicações Mac já é 64bits, quem permanece 32bits para utilizar menos recursos do ponto de vista individual acaba por prejudicar todos no geral, em minha opinião.

    P.S.: Este foi um dos motivos que me fez deixar o Dropbox e procurar alternativas.
  • Imagem de perfil

    João

    10.12.13

    Olá Sérgio,

    Obrigado pelos argumentos apresentados.
    Iremos discutir a questão de recompilar o motor de sync para 64 bit (como já é feito nas versões de Linux 64 bit).

    No seu caso, a MEO Cloud é a única aplicação a 32 bit a correr no sistema?

    Ficam outras possibilidades em aberto:
    - Permitir correr o motor de sync a 64 bit mediante a activação de um setting (para power users).
    - Caso não sejam detectados binários 32 bit carregados em memória, correr automaticamente todos os componentes a 64 bit.

    Cumprimentos,
  • Sem imagem de perfil

    Sérgio M.

    10.12.13

    Depois de finalmente ter conseguido uma build 64bits do Chromium, sim, no meu caso todas as aplicações que utilizo são 64bits.

    É possível criar um binário universal com versões compiladas para 32 e 64bits e depois alterando uma flag no sistema a aplicação seja executada no modo 32bits por predefinição, mantendo a opção do utilizador desactivar essa flag através do Finder e executar em 64bits se desejar e se o sistema suportar (pode ser esta a tal opção para power users)

    Penso que para além de questões de desempenho, existem funcionalidades de programação que só estão disponíveis para aplicações 64bits (Automatic Reference Counting (ARC), por exemplo...)
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts

    11.12.13

    Olá Sérgio. Antes de mais, obrigada por esta troca de comentários. O João Poupino, um dos responsáveis da equipa de desenvolvimento, gostaria de contactá-lo por mail, se não se importar.

    Se nos puder dar o seu endereço de mail, agradecíamos. Pode enviar para o meu mail, jonas@co.sapo.pt
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.